domingo, 18 de abril de 2010

Bolo de Chocolate, Missão Impossível (?)

Como disse anteriormente, um dos meus projetos de vida esse ano era aprender a cozinhar - Não digo cozinhar que nem um expert do sul da França que sabe cozinhar um cordeiro divinamente, mas fazer uma porção de coisas boas e gostosas pra cafés da tarde, jantas, almoços e tudo o mais... Acho que ruim não seria, né?
Então tenho tirado meus fins de semana pra aprender a fazer coisas, ultimamente tenho feito muitos bolos. Na Páscoa fiz um bolo de cenoura com cobertura de chocolate (mostro ele depois), e hoje decidi invadir a minha própria cozinha, não pra fazer miojo ou negrinho, mas pra fazer um bolo de chocolate.

Sem mais enrolação, vamos aos ingredientes:

MASSA
- 4 ovos
- 4 colheres de sopa de chocolate em pó (coloquei achocolatado, acredito que se botar chocolate em pó fica mais concentrado o gosto)
- 4 colheres de sopa de manteiga
- 3 xícaras de farinha de trigo
- 2 xícaras de açúcar
- 2 colheres de chá de fermento
- 1 xícara de leite

(A calda que eu fiz foi calda de brigadeiro, ou seja, exatamente igual à receita de brigadeiro. Leite condensado, nescau, um poquinho de manteiga. Só não deixei borbulhar muito pra não ficar muito consistente senão seria difícil se passar no bolo sem rachar.)

Modo de Preparo:

1 - Bata todos os ingredientes (menos o fermento) por 5 min. (eu bati no liquidificador e ficou tranquilo, mas acho que ficaria ainda melhor se eu tivesse uma batedeira.)
2 - Adicione o fermento e misture com uma espátula delicadamente (não sei bem o que quer dizer esse delicadamente, eu só fiquei misturando enquanto botava devagar o fermento)
3 - Coloque em uma fôrma untada e asse por 40 minutos (isso depende muito de forno pra forno, vale ressaltar. O meu sempre assa em mais ou menos 30 minutos.)

VEREDITO:

O bolo ficou muito bom, fiquei com medo que queimasse mas ficou bem direitinho. A massa dele ficou mais fofa do que a do bolo de cenoura, mas preciso destacar uma coisa: Usei nescau ao invés de usar chocolate em pó, então o gosto da farinha ficou mais pronunciada que a do chocolate. É bom testar com o chocolate.

Agora, vamos às fotos:





Agora percam a preguiça e se joguem na cozinha a fazer coisas boas! *-*
Beijão

sábado, 17 de abril de 2010

Introdução da Infâmia

Bom, olá.
Meu nome é Fabiana, tenho 18 anos e amo comer.
Há uns meses atrás eu fiz uma lista de coisas a fazer em 2010. Uma delas foi tentar fazer uma rehab gastronômica comendo pão preto, muitos vegetais e tomando suco e água. Fracassei, mas continuo tentando.
Outro item da lista foi: APRENDER A COZINHAR. Confesso que até hoje essas palavras me dão um arrepio na espinha, mas tento controlar, já que isso tem virado assunto de polícia (e de honra) - a maioria dos meus amigos cozinham melhor que eu. Isso não é sexista, é só que... Eu preciso começar a criar habilidades senão vou morrer de fome. Miojo acaba aqui em casa, sabe.
A verdade é que eu tenho um alter-ego interior que se chama Pedrão e é um pedreiro gordo que come tudo que vier pela frente, até sopa de pedra.
E o Pedrão me deu uma idéia de fazer um blog sobre as minhas viagens gastronômicas. A idéia foi a seguinte: Eu faço a seguinte pergunta pra um amigo (ou amiga) meu: "Que restaurante te faz sonhar com comida?" não importando o gênero alimentício do restaurante, já que, como disse anteriormente, Pedrão (detentor do meu estômago) come até sopa de pedra. Isso renderia um post, ou mais, se a pessoa for muito indecisa.
Além disso, pra cumprir minha resolução de ano novo eu vou tentar executar (pelo menos uma vez ao mês) uma receita que eu tenha pego na internet. Sugestões SEMPRE são aceitas. Enviar para o meu e-mail: fabi_ribn@hotmail.com

Vamos ver o que vai sair desse projeto... :)